Segundo Daniela Kahuaja, coordenadora dos cursos de marketing do MBA da ESPM, existem 5 competências que alavancam a carreira em marketing:
1) Transformar informações quantitativas em
insights: o acesso à informação é pleno e é preciso saber o que fazer com o enorme
volume de dados disponíveis. O profissional de marketing que consegue
transformar dados de pesquisas de mercado e análises em insights ganha
importância.
2) Domínio do storytelling: o profissional não
deve apenas buscar aumento da participação de mercado, mas também mostrar ao
público como o negócio contribui efetivamente para a sociedade. O storytelling é uma técnica de comunicação que capta a
atenção do público por meio de histórias. Atualmente, as marcas se diferenciam
umas das outras utilizando histórias de pessoas e da própria empresa. Um exemplo de storytelling bem sucedido é o da Procter
& Gamble em ação especial global para as Olimpíadas de Londres em 2012. A
multinacional, patrocinadora oficial do evento, se apresentou como a
patrocinadora oficial das mães dos atletas. Para isso criou um canal no
Youtube em que apresentava série de entrevistas com mães de atletas,
e relacionava a participação de sua gama de produtos desde a infância dos
esportistas.
3) Gestão de pessoas: o profissional de marketing tem
que saber lidar e negociar com fornecedores, equipe e clientes.
4) Conhecimento de plataformas de TI e canais de
comunicação: os profissionais de marketing precisam sempre estar atualizados em
relação ao surgimento de novos canais de comunicação como redes sociais e de
plataformas como smartphones e tablets, para se comunicarem com a equipe de TI
das empresas na hora de desenvolverem novas ferramentas.
5) Análise de retorno financeiro: um profissional de
marketing que tenha conhecimentos de ferramentas de análise financeira e
conseguir analisar o retorno financeiro sobre cada atividade sugerida no plano
de marketing está em alta no mercado. Saiba mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário